O roteador perfeito para o seu Wi-Fi

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Uma das primeiras coisas que pensamos quando se fala em instalar internet Wi-Fi é o famoso roteador. É um equipamento para transmitir internet sem fio para todo o seu espaço. Existem diversas opções de roteadores no mercado e é importante escolher um roteador que atenda todas as suas necessidades. Mas qual é o ideal para o seu uso?

Existem 3 aspectos que você deve levar em consideração para adquirir um roteador de qualidade. São esses: a velocidade do seu plano de internet; qual é a área de cobertura que você precisa ter e quantos aparelhos estarão conectados no Wi-Fi. Preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor qual é o roteador perfeito para você.

Quais os modelos que existem?

Mesmo existindo diversos modelos, apenas dois padrões de roteadores dominam o mercado: Padrão N e Padrão AC. O Padrão N é indicado para planos de conexão de até 40 megas, funciona bem em áreas de até 60m2. Já o Padrão AC, é indicado para planos acima de 40 megas, e pode cobrir uma área de aproximadamente 100m2.

Além disso, também é importante ficar de olho na frequência que o roteador opera. A frequência de 2.4ghz é mais lenta, mas tem um alcance maior. Esta é a mesma frequência usada em microondas, telefones sem fios e babás eletrônicas, o que pode atrapalhar um pouco na qualidade da conexão da internet. Já a frequência de 5ghz é mais rápida, porém tem menor alcance e não sofre interferência de outros aparelhos.

A boa notícia é que já existem roteadores dual band, ou seja, eles operam tanto na frequência 2.4ghz quanto na frequência 5ghz. Sendo assim, você terá um roteador que operando sem falhas no alcance e na velocidade. Escolha um roteador adequado para o que você precisa e lembre-se: investir em qualidade faz a sua experiência na internet ser cada vez melhor.

Não se esqueça que muitos aparelhos, como celulares e tablets, são compatíveis somente com a frequência 2.4ghz, impedindo o uso da frequência 5ghz. Ou seja, se você adquirir um roteador dual band, a função 5ghz será inutilizada nestes aparelhos.

Posicione seu roteador de forma adequada

Além de escolher o roteador perfeito para você, também é preciso posicioná-lo de forma estratégica. Se liga na dica: posicionar bem o roteador é um bom sinal. A internet que vem do provedor é distribuída pelo roteador através de suas antenas. Sendo assim, é ideal que elas estejam sempre em pé, nunca deitadas para os lados e muito menos bagunçadas.

Um erro que muitos ainda cometem é esconder o roteador dentro de um armário fechado, atrás de um móvel, embaixo do sofá ou dentro de uma gaveta. Imagine que o sinal que sai do roteador funcione como o som que sai de um rádio: se você esconder o rádio, vai ouvir seu som mais baixo. Ou seja, se esconder o roteador, o sinal ficará mais fraco. Independente se for guardado através de um vidro, madeira ou plástico, o sinal ficará mais fraco da mesma forma, por serem materiais sólidos. Pode até ocorrer de passar o sinal, mas com menos força.

Outra dica importante da CRAVNET é colocar o roteador no cômodo central da sua casa. Assim, o sinal será melhor distribuído para todos os ambientes.

Lembrando que tudo tem limite, inclusive os sinais dos roteadores. Se sua casa for muito grande, é ideal que você acione o suporte técnico do seu provedor de internet. Assim eles analisarão o espaço e determinarão quantos roteadores serão necessários para ter um bom sinal na casa toda.

Mais Artigos

Dúvidas Frequentes

MATURIDADE DIGITAL: APRENDIZADOS E OPORTUNIDADES

A pandemia fez com que muitas empresas adotassem rapidamente soluções voltadas para transformação digital. Vimos crescer projetos de virtualização, acessos seguros, comunicação unificada, entre outros.

Central do Cliente

  • Área do Cliente
  • 2º Via da Fatura
  • Chat Online
  • FAQ
  • Download

Contato

  • +55 (16) 3951-4676
  • contato@cravnet.com.br
  • Cravinhos - SP Brasil
  • Facebook
  • Instagram

Homologação

Homologado pela ANATEL e site seguro com SSL

Siga nas Mídias

© Copyright 2020 – CRVNET ‎| BY LRM Online